quinta-feira, 28 de abril de 2016

Esôfago de Barret

Olá queridos.
Os últimos dias tem sido muito puxados para nós. Recentemente Deivid foi diagnosticado com alguns problemas estomacais: Refluxo, Pólipos no estômago, Gastrite Erosiva, Hérnia de Hiato e Esôfago de Barret. Foi realizada uma biopsia e os pólipos são benignos. Não é necessária a remoção. A gastrite foi tratada com uso de medicamentos para controle da acidez estomacal e úlcera : pantoprazol e mizoprazol. O grande problema é a presença da hernia de hiato uma das causadoras do refluxo e agravante do Esôfago de Barret. Para você entender melhor como funciona essa doença:

O esôfago de Barrett é causado por uma agressão da porção inferior do esôfago durante muitos anos, pelo refluxo gastroesofágico, que é quando o conteúdo ácido do estômago volta para o esôfago. Ocorre como uma reação de defesa do organismo em resposta à agressão decorrente do refluxo. O esôfago não possui revestimento da mucosa para resistir à ação do ácido, como tem o estômago, por isso ocorre uma inflamação quando o ácido reflui do estômago, a esofagite. A persistência desse refluxo por um longo período de tempo causa uma transformação das células que revestem o esôfago, ficando parecidas com as do estômago, dessa forma resistem melhor ao ácido. Esse esôfago modificado é denominado esôfago de Barret.

Tá, mas qual o problema? Essa mutação pode continuar com a exposição dos ácidos e virar câncer de esôfago. Poderia ser considerado um estágio pré-cancerígeno. Não tem reversão essa mutação.

Como sabemos se temos essa doença? Ela não tem sintomas específicos os sintomas são os mesmos de refluxo:

Entre os sintomas mais frequentes estão azia, queimação, ou pirose, regurgitação (quando volta ácido e comida para o esôfago), sensação de desconforto em região do tórax, que chamamos retroesternal, dor na “boca do estômago”, dor na garganta, sensação de entalo. O refluxo pode ocorrer durante a noite, causando falta de ar, com sensação de estar sufocando. Outros sintomas menos frequentes, também decorrentes do refluxo são tosse crônica, rouquidão, sensação de irritação na garganta e pigarro.

No caso do Deivid o tratamento sugerido foi a cirurgia do refluxo e remoção da hernia de hiato. Ele está bem, está em casa se recuperando, graças à Deus. Ele fez a famosa videolaparoscopia, a dos furinhos. Basicamente o médico injeta gás para inflar o abdômen e dar espaço para enfiar os braços, camera, luz e realizar o procedimento.

Eu decidi escrever esse post pois só quando nos deparamos com uma situação como essa que passamos dar mais valor para o que realmente tem valor. Devemos repensar no que realmente tem valor para nós. A melhor coisa do meu dia foi ver ele voltando do centro cirúrgico e me responder que estava "tudo bem". E a segunda coisa que eu queria falar é: se você tem algum sintoma de refluxo vá olhar.. consulte um médico. Posso até indicar o médico que cuidou do Deivid: Dr. Ricardo Nunes Bueno atende no Hospital XV. É um excelente médico, super profissional e muito atencioso.

Estejam torcendo pela melhora do Deivid!

Se quiserem saber mais, consulte esses links: 

6 comentários:

  1. Oi,
    conheci seu blog através do da sua amiga, Madame Gio. Venho sempre aqui. Estou torcendo pela melhora do seu esposo. Além disso, foi bom ler o post, estou com uns sintomas assim. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida!!
      Poucas pessoas sabem dessa doença, eu mesma nem sabia!
      É bom olhar mesmo ^-^

      Excluir
  2. Espero que seu marido melhore o mais breve possível! S2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada linda!
      Ele já está bem melhor já! Já está na fase de pastosos e ainda pode comer macarrão bem cozido.. está dando pra variar a dieta hehe

      Excluir
  3. Espero que ele já esteja bem Aninha!
    Realmente, quando se trata de saúde, é sempre preciso ficar de olho em qualquer coisa de diferente que surja. E cuidar logo no início para que não piore depois.
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Descobri barrett a pouco tempo e tb tenho hérnia de hiato.. gostaria de saber como ficou depois da cirurgia pois já ouvi tanto sobre e se o barrett regrediu?

    ResponderExcluir