quinta-feira, 7 de maio de 2015

いただきます(Itadakimasu !)

Olá! Me desculpe pelo tempo sem postar. Eu estou meio sem tempo agora que comecei academia! Só tenho terça e quinta livre à noite. E essa semana ainda não parei em casa! Mas arranjei um tempinho para postar, vamos lá! Esse fim de semana rolou comida Japonesa em casaa =D
Me acompanhe para ver o que aprontamos =3

Ingredientes e Utensílios:
• Faca de Sashimi
• Esteira para sushi
• Forma para Onigiri
• Gohan (arroz japonês)
• Nori (Alga)
• Missoshiru (mistura pronta)
• Salmão (ou Atum, ou Peixe Branco)
• Creamcheese
• Temperos para Arroz
• Vinagre de Arroz
• Shoyu
• Sal
• Açúcar
• Cebolinha

Bem, inicialmente vou mostrar a diferença do arroz. Eu guardo meus condimentos em potes de vidro, dai fica mais fácil de ver o que é o que. A primeira foto é o Gohan branco e o Integral, a segunda foto é um arroz comum branco e arroz integral.



O Gohan não é o arroz comum quebrado, é um tipo proprio de arroz. Ele tem uma "cola" própria que nem se você deixar o arroz comum ficar empapado não fica igual.

No japão usa muito panela de arroz elétrica. Eu não tenho panela de arroz em casa, então usei uma panela comum, anti aderente. Veja que você tem que ficar esperto(a), pois esse arroz cozinha rápido e gruda muito fácil no fundo da panela. E outra, antes de cozinhar deve lavar ele MUITO BEM! Em maiúsculo mesmo uahuah. Ele também é feito sem tempero nenhum.





Fizemos Onigiri, que são bolinhos de arroz. Eu tenho duas formas para moldar os onigiris, eu particularmente prefiro a menor pois a forma grande com apenas um onigiri já estou cheia haha. 



Uma xícara de arroz dá 6 onigiris da forma pequena. É simples de usar. Deve molhar bem a forma com água para o arroz não grudar. Coloque o arroz, pressione bem e depois coloque a tampa e pressione bem. O arroz que sair por baixo é só remover ou apertar. Se achar necessário por colocar mais arroz por baixo também. Depois só tirar os bolinhos.





Existe o que é chamado de Furikake(tempero) para comer com arroz. Eu comprei esses:


Eu não lembro todos os sabores, se souberem me fale, mas o rosa é salmão, amarelo ovo, azul 
legumes e verde algas. 

Eles são assim:


Após pronto os onigiris, só salpicar o Furikake por cima. Ou Colocar numa vasilha como eu fiz e pressionar o Onigiri em cima.

Para fazer os sashimis pegamos o salmão tiramos a pele, e utilizamos a parte mais "gordinha" do salmão para sashimi e a parte mais fina para fazer os sushis. Deve-se utilizar uma boa faca para cortar os sashimis visto que uma faca ruim vai meio que desfazer o salmão e a pele não vai sair. Acredite, tentamos já rsrs.

Essa é a marca da faca que usamos.

A parte que eu acho que erramos foi em colocar pouco arroz na nori. Por isso o "recheio"  ficou mais pro lado e não no meio certinho. Sempre forramos a esteira com plástico PVC. Dica muito importante, mantenha sempre uma vasilhinha com água para molhar as mãos antes de manipular o arroz :) Coloque a nori, coloque o arroz (cobrindo quase toda a alga) e vá enrolando com a esteira. no final, antes de fechar tudo, molhe a ponta da alga com água (uahuah ficou engraçado isso) e termine de enrolar.  O arroz para fazer o sushi temperei com vinagre de arroz (2 colheres de sopa) uma colher de sal e uma colher de açúcar. Aqueci até dissolver o açúcar e o sal e joguei por cima do arroz pronto.





Ficará um rolinho assim igual o da foto. Para partir sempre parta no meio, depois no meio do meio e assim por diante.
A Nori vem assim:

E atrás dela vem desenhado a forma como enrola o sushi. Uma embalagem dessa da pra fazer bastante coisa!

Os outros sabores que fizemos foi Skin e Jow. Para o Skin corte a pele e frite com pouco óleo e sem tempero. O Jow é salmão picadinho com cebolinha e creamcheese. Fizemos também missoshiru, mas foi mistura pronta. Mas estava bem delicioso!


E aqui está:

Itadakimasu!!!



Animam fazer em casa comida Japonesa? Se quiserem saber mais alguma coisa só falar nos comentários ^-^

Foto bonus:


Tenham uma ótima semana e até a próxima ^-^

4 comentários:

  1. Eu quero q vc faça pra mim,quando eu for na sua casa,please?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço sim *u*
      Tem que ver pra comprar salmão, o resto eu tenho tudo em casa ^-^

      Excluir
  2. Isso tudo parece delicioso! Deu água na boca!! Fiquei com vontade de fazer onigiris, parece tão fácil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana ficou otimo mesmo!
      Esse missoshiru me impressionou no sabor! Deveria ter comprado mais!
      Os onigiris são muito fáceis mesmo! Faça sim!!
      Também dá pra moldar sem a forma, com um plástico filme pvc ^-^

      Excluir